Pesquisa: mais que um monte de dados
Explique aos alunos o que é conhecimento científico e apresente caminhos para que os jovens questionem as informações que recebem tanto da mídia e do governo quanto dos próprios colegas
Objetivos
Entender o que é conhecimento científico, identificando seus diferentes campos. Além disso, compreender os diversos significados do termo "pesquisa" e os processos para aquisição e questionamento de dados.
Conteúdos
- Pesquisa
- Metodologia científica
Tempo estimado
- duas aulas
Material necessário
- Cópias do artigo "Número demais", publicado em VEJA (Ed. 2264, 11 de abril de 2012) para todos os alunos
Introdução
A disseminação cotidiana do termo "pesquisa" parece ter produzido em nossa sociedade uma enorme confusão a respeito de seu significado. Empregado nos mais variados contextos e para os mais diversos fins, o termo parece tanto remeter a algo socialmente valorizado quanto a algo difuso, certo "acúmulo de dados" que ninguém sabe exatamente como absorver e utilizar. Com base nesse plano de aula e na matéria da Revista VEJA, discuta com seus alunos os vários sentidos do termo e o que é a pesquisa científica, que deve sempre objetivar a produção do conhecimento.
Aula 1
Comece dividindo a classe em grupos para, em seguida, pedir que cada grupo leia com atenção o artigo publicado em VEJA. Solicite também a identificação das principais ideias do texto e pergunte qual o significado dos termos "dados" e "pesquisa".
Após a discussão, peça para cada grupo apresentar suas conclusões. Com base nas respostas oferecidas, procure distinguir os sentidos atribuídos aos termos "dados" e "pesquisa". Identifique e destaque a predominância de ao menos dois sentidos distintos de "pesquisa": um mais comum e outro mais especializado, relacionado à produção de conhecimento.
Efetue uma distinção clara entre os dois sentidos do termo, mostrando que o uso cotidiano ou comum é pouco claro, prestando-se a muita confusão. Comente que em geral as pessoas entendem por pesquisa qualquer atividade que objetive buscar, identificar ou apontar o significado de um termo ou mesmo buscar na internet qualquer matéria sobre determinado assunto.
Saliente também que o termo pode significar qualquer atividade que busque, por meio da aplicação de questionário, verificar qual a preferência das pessoas em relação a produtos, candidatos, partidos políticos, etc.
Comente que nesses casos o resultado desse tipo de pesquisa é geralmente expresso por meio de números ou porcentagens. Aproveite para estimular a classe a efetuar nova reflexão propondo um debate em torno dessa questão: esse tipo de pesquisa gera algum tipo de conhecimento científico ou apenas serve para indicar tendências e preferências sociais? Indague também se os números explicam e desvendam os segredos dos fenômenos sociais ou da economia ou se eles mesmos são apenas fontes que exigem interpretação, só realizável mediante uma reflexão rigorosa.
Peça para a turma relacionar essa reflexão com o texto de VEJA a fim de identificar e entender porque o artigo critica o uso indiscriminado de números por parte de autoridades e governos.
Após o debate, sempre recorrendo às respostas fornecidas, procure mostrar como os números não são os elementos finais de uma pesquisa, mas, ao contrário, apenas fornecem dados que precisam ser interpretados de acordo com determinada teoria. Mostre que sem teoria, sem um arcabouço teórico capaz de fornecer uma explicação satisfatória dos dados, não há reflexão nem interpretação, ou seja, não há produção do conhecimento.
A fim de aprofundar a reflexão e para concluir essa aula, peça aos grupos a elaboração, para apresentação posterior, de um painel que objetive identificar o que seria uma pesquisa de mercado, o que seria uma pesquisa de opinião ou de preferências e como elas se diferenciariam de uma pesquisa científica, tanto no tocante aos métodos empregados quanto em relação aos objetivos almejados por cada uma delas.
E, por fim, aproveite para comentar que muitos professores ou educadores também não conseguem fazer uma distinção nítida entre os dois sentidos apontados do termo "pesquisa", já que muitos deles atribuem ao termo apenas um sentido cotidiano, usual, não especializado. Aponte que, em consequência disso, estimulam os alunos a identificar pesquisa com uma simples busca na internet ou com a obtenção de um dado qualquer - sem análise, compreensão do que tal dado significa e abraça.
Comente que essa confusão é prejudicial tanto ao aluno quanto à sociedade, já que isto obstaculiza ou dificulta a produção do conhecimento. Realce que o trabalho de um cientista ou pesquisador, por mais individual que seja, sempre deve ter impacto e consequências sociais.
Aula 2
Comece a aula retomando a reflexão do final da aula anterior. Solicite aos grupos que exponham o resultado de suas reflexões. Em seguida, aproveitando as respostas fornecidas, explique qual é a melhor maneira de distinguir uma pesquisa de mercado ou de opinião de uma pesquisa científica: enquanto as duas primeiras objetivam apontar quanto por cento da população aceita ou não tal produto, tal fato ou tal candidato, a pesquisa científica sempre toma esses números como indícios do fenômeno que devem explicar.
Enfim: mostre que uma coisa é saber quantos por cento da população endossam tal fato ou tal política, outra é explicar os motivos dessa preferência: isso exige investigação, análise, interpretação e explicação teórica. Comente que a pesquisa científica deve, portanto, gerar conhecimento. Números e dados devem ter um significado, uma razão social.
Explique também que qualquer pessoa pode realizar pesquisa que objetive produzir conhecimento. Realce, porém, que normalmente elas costumam ser desenvolvidas em universidades ou centros de pesquisa.
Aproveite para propor um novo debate para a turma, indagando quais são os principais campos ou grandes áreas de conhecimento científico e quais as diferenças fundamentais entre eles. Com base nas respostas apresentadas, comente que a Ciência comporta dois grandes campos: o das ciências naturais ou biológicas, que incluem a física, a química, a biologia, e as ciências humanas, que incluem a história e a sociologia.
Explique as diferenças fundamentais entre elas, destacando previamente ser completamente errado chamar as ciências naturais de "exatas". Destaque que todas as ciências se desenvolvem por meio do ensaio e do erro: ou seja, em ciência, muito provavelmente a verdade de hoje pode ser o erro de amanhã.
Aponte as principais diferenças entre elas, destacando que os objetos de estudo de ambas são completamente diferentes: enquanto as ciências naturais estudam ou investigam os vários aspectos da natureza, que são por isso regidos por leis imutáveis, sobre as quais os homens não tem responsabilidade, as ciências humanas investigam objetos sociais, ou seja, históricos. Isso significa que elas investigam fatos ou fenômenos criados pela ação humana, que são portanto mutáveis e perecíveis.
Exemplifique, solicitando que os alunos discutam as diferenças entre estudar o movimento ou a queda dos corpos e estudar a revolução Francesa ou as transformações experimentadas atualmente pela estrutura familiar.
Mostre as principais consequências dessas diferenças: como os dois tipos de ciências têm objetos de estudo completamente diferentes, eles são obrigados a desenvolver métodos ou metodologias diferentes.
Comente que, por essa razão, as ciências naturais são experimentais, recorrendo a pesquisas em laboratórios. Elas isolam - ou reproduzem - o fato que querem estudar por meio de aparelhos e descrevem como o fenômeno ocorre. Seu objetivo é dominar e controlar a natureza. Por essa razão, recorrem a linguagem especializada, como é o caso da física, que expressa suas leis por meio de equações matemáticas.
As ciências humanas, em contrapartida, recorrem basicamente à análise bibliográfica, pesquisando como a bibliografia especializada caracteriza ou interpreta tal fato ou acontecimento a fim de verificar se as explicações oferecidas são plausíveis ou se apresentam contradições ou lacunas. Elas também podem recorrer a outras fontes, como documentos ou jornais, cartas, etc., as quais devem ser submetidas à análise a fim de confirmar ou não a hipótese de trabalho.
Comente ainda que algumas das ciências humanas, como a Sociologia, também podem recorrer a pesquisas empíricas, ou seja, fazer um levantamento ou coleta de dados a fim de esclarecer seu objeto de estudo.
Por fim, comente que os métodos científicos, sejam os das ciências naturais ou das sociais, não são arbitrários: eles possuem regras claras e obedecem a certos procedimentos padrões, que possibilitam a qualquer um verificar e acompanhar o desenvolvimento da pesquisa, a fim de apontar se ela está correta ou não. Ou seja, dados apresentados necessitam de análise e questionamento. Ensine os alunos a questionarem informações e dados que recebem do governo, da mídia, dos colegas e mesmo da ciência.
Para concluir a aula, proponha um debate: pelo artigo examinado e por seu desenvolvimento reflexivo, essas duas aulas podem ou não ser consideradas como partes do desenvolvimento de uma pesquisa? Após a realização do debate, solicite aos alunos uma redação sobre o assunto.
Conclua a aula indagando se a confusão em torno do significado do termo "pesquisa" indica um declínio do espírito crítico, uma deficiência na formação educacional dos cidadãos e um resquício autoritário na vida democrática.
Avaliação
Para efetuar a avaliação, considere a participação do aluno em sala de aula. Leve também em conta os trabalhos apresentados, considerando principalmente a coerência das ideias, a clareza e correção da exposição e se contemplam ou não o artigo analisado.
Objetivos
Entender o que é conhecimento científico, identificando seus diferentes campos. Além disso, compreender os diversos significados do termo "pesquisa" e os processos para aquisição e questionamento de dados.

- Pesquisa
- Metodologia científica
Tempo estimado
- duas aulas
Material necessário
- Cópias do artigo "Número demais", publicado em VEJA (Ed. 2264, 11 de abril de 2012) para todos os alunos
Introdução
A disseminação cotidiana do termo "pesquisa" parece ter produzido em nossa sociedade uma enorme confusão a respeito de seu significado. Empregado nos mais variados contextos e para os mais diversos fins, o termo parece tanto remeter a algo socialmente valorizado quanto a algo difuso, certo "acúmulo de dados" que ninguém sabe exatamente como absorver e utilizar. Com base nesse plano de aula e na matéria da Revista VEJA, discuta com seus alunos os vários sentidos do termo e o que é a pesquisa científica, que deve sempre objetivar a produção do conhecimento.
Aula 1
Comece dividindo a classe em grupos para, em seguida, pedir que cada grupo leia com atenção o artigo publicado em VEJA. Solicite também a identificação das principais ideias do texto e pergunte qual o significado dos termos "dados" e "pesquisa".
Após a discussão, peça para cada grupo apresentar suas conclusões. Com base nas respostas oferecidas, procure distinguir os sentidos atribuídos aos termos "dados" e "pesquisa". Identifique e destaque a predominância de ao menos dois sentidos distintos de "pesquisa": um mais comum e outro mais especializado, relacionado à produção de conhecimento.
Efetue uma distinção clara entre os dois sentidos do termo, mostrando que o uso cotidiano ou comum é pouco claro, prestando-se a muita confusão. Comente que em geral as pessoas entendem por pesquisa qualquer atividade que objetive buscar, identificar ou apontar o significado de um termo ou mesmo buscar na internet qualquer matéria sobre determinado assunto.
Saliente também que o termo pode significar qualquer atividade que busque, por meio da aplicação de questionário, verificar qual a preferência das pessoas em relação a produtos, candidatos, partidos políticos, etc.
Comente que nesses casos o resultado desse tipo de pesquisa é geralmente expresso por meio de números ou porcentagens. Aproveite para estimular a classe a efetuar nova reflexão propondo um debate em torno dessa questão: esse tipo de pesquisa gera algum tipo de conhecimento científico ou apenas serve para indicar tendências e preferências sociais? Indague também se os números explicam e desvendam os segredos dos fenômenos sociais ou da economia ou se eles mesmos são apenas fontes que exigem interpretação, só realizável mediante uma reflexão rigorosa.
Peça para a turma relacionar essa reflexão com o texto de VEJA a fim de identificar e entender porque o artigo critica o uso indiscriminado de números por parte de autoridades e governos.
Após o debate, sempre recorrendo às respostas fornecidas, procure mostrar como os números não são os elementos finais de uma pesquisa, mas, ao contrário, apenas fornecem dados que precisam ser interpretados de acordo com determinada teoria. Mostre que sem teoria, sem um arcabouço teórico capaz de fornecer uma explicação satisfatória dos dados, não há reflexão nem interpretação, ou seja, não há produção do conhecimento.
A fim de aprofundar a reflexão e para concluir essa aula, peça aos grupos a elaboração, para apresentação posterior, de um painel que objetive identificar o que seria uma pesquisa de mercado, o que seria uma pesquisa de opinião ou de preferências e como elas se diferenciariam de uma pesquisa científica, tanto no tocante aos métodos empregados quanto em relação aos objetivos almejados por cada uma delas.
E, por fim, aproveite para comentar que muitos professores ou educadores também não conseguem fazer uma distinção nítida entre os dois sentidos apontados do termo "pesquisa", já que muitos deles atribuem ao termo apenas um sentido cotidiano, usual, não especializado. Aponte que, em consequência disso, estimulam os alunos a identificar pesquisa com uma simples busca na internet ou com a obtenção de um dado qualquer - sem análise, compreensão do que tal dado significa e abraça.
Comente que essa confusão é prejudicial tanto ao aluno quanto à sociedade, já que isto obstaculiza ou dificulta a produção do conhecimento. Realce que o trabalho de um cientista ou pesquisador, por mais individual que seja, sempre deve ter impacto e consequências sociais.
Aula 2
Comece a aula retomando a reflexão do final da aula anterior. Solicite aos grupos que exponham o resultado de suas reflexões. Em seguida, aproveitando as respostas fornecidas, explique qual é a melhor maneira de distinguir uma pesquisa de mercado ou de opinião de uma pesquisa científica: enquanto as duas primeiras objetivam apontar quanto por cento da população aceita ou não tal produto, tal fato ou tal candidato, a pesquisa científica sempre toma esses números como indícios do fenômeno que devem explicar.
Enfim: mostre que uma coisa é saber quantos por cento da população endossam tal fato ou tal política, outra é explicar os motivos dessa preferência: isso exige investigação, análise, interpretação e explicação teórica. Comente que a pesquisa científica deve, portanto, gerar conhecimento. Números e dados devem ter um significado, uma razão social.
Explique também que qualquer pessoa pode realizar pesquisa que objetive produzir conhecimento. Realce, porém, que normalmente elas costumam ser desenvolvidas em universidades ou centros de pesquisa.
Aproveite para propor um novo debate para a turma, indagando quais são os principais campos ou grandes áreas de conhecimento científico e quais as diferenças fundamentais entre eles. Com base nas respostas apresentadas, comente que a Ciência comporta dois grandes campos: o das ciências naturais ou biológicas, que incluem a física, a química, a biologia, e as ciências humanas, que incluem a história e a sociologia.
Explique as diferenças fundamentais entre elas, destacando previamente ser completamente errado chamar as ciências naturais de "exatas". Destaque que todas as ciências se desenvolvem por meio do ensaio e do erro: ou seja, em ciência, muito provavelmente a verdade de hoje pode ser o erro de amanhã.
Aponte as principais diferenças entre elas, destacando que os objetos de estudo de ambas são completamente diferentes: enquanto as ciências naturais estudam ou investigam os vários aspectos da natureza, que são por isso regidos por leis imutáveis, sobre as quais os homens não tem responsabilidade, as ciências humanas investigam objetos sociais, ou seja, históricos. Isso significa que elas investigam fatos ou fenômenos criados pela ação humana, que são portanto mutáveis e perecíveis.
Exemplifique, solicitando que os alunos discutam as diferenças entre estudar o movimento ou a queda dos corpos e estudar a revolução Francesa ou as transformações experimentadas atualmente pela estrutura familiar.
Mostre as principais consequências dessas diferenças: como os dois tipos de ciências têm objetos de estudo completamente diferentes, eles são obrigados a desenvolver métodos ou metodologias diferentes.
Comente que, por essa razão, as ciências naturais são experimentais, recorrendo a pesquisas em laboratórios. Elas isolam - ou reproduzem - o fato que querem estudar por meio de aparelhos e descrevem como o fenômeno ocorre. Seu objetivo é dominar e controlar a natureza. Por essa razão, recorrem a linguagem especializada, como é o caso da física, que expressa suas leis por meio de equações matemáticas.
As ciências humanas, em contrapartida, recorrem basicamente à análise bibliográfica, pesquisando como a bibliografia especializada caracteriza ou interpreta tal fato ou acontecimento a fim de verificar se as explicações oferecidas são plausíveis ou se apresentam contradições ou lacunas. Elas também podem recorrer a outras fontes, como documentos ou jornais, cartas, etc., as quais devem ser submetidas à análise a fim de confirmar ou não a hipótese de trabalho.
Comente ainda que algumas das ciências humanas, como a Sociologia, também podem recorrer a pesquisas empíricas, ou seja, fazer um levantamento ou coleta de dados a fim de esclarecer seu objeto de estudo.
Por fim, comente que os métodos científicos, sejam os das ciências naturais ou das sociais, não são arbitrários: eles possuem regras claras e obedecem a certos procedimentos padrões, que possibilitam a qualquer um verificar e acompanhar o desenvolvimento da pesquisa, a fim de apontar se ela está correta ou não. Ou seja, dados apresentados necessitam de análise e questionamento. Ensine os alunos a questionarem informações e dados que recebem do governo, da mídia, dos colegas e mesmo da ciência.
Para concluir a aula, proponha um debate: pelo artigo examinado e por seu desenvolvimento reflexivo, essas duas aulas podem ou não ser consideradas como partes do desenvolvimento de uma pesquisa? Após a realização do debate, solicite aos alunos uma redação sobre o assunto.
Conclua a aula indagando se a confusão em torno do significado do termo "pesquisa" indica um declínio do espírito crítico, uma deficiência na formação educacional dos cidadãos e um resquício autoritário na vida democrática.
Avaliação
Para efetuar a avaliação, considere a participação do aluno em sala de aula. Leve também em conta os trabalhos apresentados, considerando principalmente a coerência das ideias, a clareza e correção da exposição e se contemplam ou não o artigo analisado.
Consultora Débora C. de Carvalho
Mestre e doutora em Sociologia pela FCL UNESP Araraquara. Professora adjunta de Sociologia da Universidade Federal de Lavras. Autora de livro didático de Sociologia
Mestre e doutora em Sociologia pela FCL UNESP Araraquara. Professora adjunta de Sociologia da Universidade Federal de Lavras. Autora de livro didático de Sociologia