Conheça a seguir algumas medidas que ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e adultos
Marcelo Andrade (novaescola@atleitor.com.br). Com reportagem de Anderson Moço, de Niterói, RJ, Beatriz Santomauro, de São João do Oeste, SC, e Paola Gentile, de Silves, AM

O que é
Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura.
Por que dá resultado
Utilizar linguagens alternativas, como a música, o cordel e o teatro, facilita o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
Onde deu certo
Em Salvador, no bairro Pariri, um subúrbio ferroviário, a direção do CE Sete de Setembro chamou a atenção dos alunos de EJA com projetos de música, cultura e literatura. Um deles é o Tempo de Artes Literárias, que promove uma competição saudável na escola ao estimular a produção de textos (prosa e poesia) por meio de rodas e saraus literários. Em 2009, o vencedor saiu de uma das turmas de EJA. Também foram realizados festivais para incentivar a produção musical e trabalhos de temática afro-brasileira e indígena. "A culinária desses povos, por exemplo, pode ser explorada nas aulas de Matemática, ao falar das quantidades de ingredientes utilizados em cada prato", explica Diógenes Ribeiro, diretor da escola. Ele credita o sucesso dessas ações ao uso da linguagem oral - em que muitos adultos têm desenvoltura - juntamente com a escrita.
Continue lendo a reportagem
- 1Uso de variadas linguagens
- 2 Reorganização do tempo
- 3 Currículo contextualizado
- 4 Articulação com empresas
- 5 Atendimento aos filhos
- 6 Atendimento individual
- 7 Acolhimento e merenda